PRIMEIRO ATO

O SER TÃO TEATRO estreia na cena teatral paraibana em 2007, após seis meses de processo, com o espetáculo Vereda da Salvação, escrito por Jorge Andrade. Esse primeiro trabalho foi contemplado pelo edital Jovens Artistas do Ministério da Educação – (MEC/SESu).
Já em sua primeira temporada a encenação de Christina Streva foi agraciada com o Prêmio Domingos Sérgio Batista de Destaque da Cultura Paraibana. O espetáculo realizou ainda uma trajetória de sucesso e de critica na capital, atingindo mais de 5.000 espectadores.

SEGUNDO ATO

Em 2008, o coletivo realiza a 1ª MOSTRA DE TEATRO DE GRUPO, em parceria com o Departamento de Teatro da Universidade Federal da Paraíba, a Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope), e o Núcleo do Teatro Universitário (NTU).
O principal objetivo da MOSTRA é promover a discussão e a reflexão em torno do teatro de pesquisa e suas possibilidades estéticas e políticas, trazendo coletivos de renome nacional para apresentações, mesas redondas, oficinas e debates. A primeira edição teve como convidados o coletivo potiguar Clowns de Shakespeare, o grupo TEA de Caruaru e o grupo Parque de Teatro de Fortaleza.
Também em 2008, o Ser Tão passa a integrar o MOVIMENTO A LAPADA que realiza trocas artísticas e fomenta a articulação entre grupos de teatro do Nordeste. O movimento é formado pelos grupos: Bagaceira (CE), Máquina (CE), Clowns de Shakespeare (RN), Estandarte (RN), Alfenim (PB), Piollin (PB) e Ser Tão Teatro (PB). Desde então, a LAPADA vem organizando encontros e fortalecendo o intercâmbio entre esses coletivos.

TERCEIRO ATO

O ano de 2009 foi de grandes conquistas para o Ser Tão. O grupo inicia os trabalhos com o projeto contemplado pelo Programa BNB de Cultura edição 2008/2009 que levou o espetáculo Vereda da Salvação para o sertão e para o brejo paraibano, nas cidades de Cajazeiras, Souza, Alagoa Grande e Mari. Além das apresentações gratuitas, o grupo realizou oficinas de jogos teatrais e debates sobre a peça por cada cidade pela qual passou. Ao longo do ano, o Ser Tão conquistou uma seqüência de 8 editais e prêmios nacionais para serem executados em 2009 e 2010.
Em 2010 o grupo realizou a montagem e a circulação do espetáculo Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna, em parceria com o grupo Clowns de Shakespeare (RN), por 21 cidades de sete estados nordestinos, atingindo um público de mais de 17 mil pessoas. Em maio deste ano, o grupo realizou a 2ª Mostra de Teatro de Grupo, em parceria com o Programa BNB de Cultura, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Núcleo de Teatro Universitário (NTU). Esta edição contou com a participação dos grupos Oco Teatro Laboratório (BA), grupo Bagaceira (CE), grupo Bigorna (PB) e o grupo Clowns de Shakespeare (RN). No segundo semestre o grupo realizou a turnê Nordeste do espetáculo Vereda da Salvação pelo Programa BR de Cultura levando o espetáculo e oficinas para 6 cidades de três estados nordestino (CE, SE,BA). Ainda em 2010 o grupo montou e circulou com o espetáculo O Coronel de Macambira pelas cidades de João Pessoa e Campina Grande (PB), Recife e Garanhuns (PE), através do Prêmio FUNARTE Myrian Muniz de Teatro.

QUARTO ATO

Em 2011 o Ser Tão estréia seu novo espetáculo Flor de Macambira, contemplado em primeiro lugar no país, em sua categoria, no Programa Eletrobrás de Cultura 2010. O grupo circulou com a peça por doze cidades de seis estados, atingindo um público de mais 15 mil pessoas, promovendo oficinas e debates. Em maio desse ano o grupo realizou a
3ª Mostra de Teatro de Grupo, Edição Especial - Teatro de Rua, com o patrocínio do Programa Caixa Cultural e do FMC – Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa. Esta edição contou com a participação da Cia Carroça de Mamulengos (CE), Brava Cia (SP), Coletivo Alfenim (PB) e Piollin (PB), e também promoveu debates, oficinas e apresentações no Centro Histórico de João Pessoa, em frente à nova sede do grupo. Em agosto de 2011, na sede do grupo em João Pessoa, o Ser Tão lança seu primeiro livro: EM 3 ATOS, em parceria com a UNIRIO, e com patrocínio do Banco do Nordeste. Em outubro, o livro é lançado no Rio de Janeiro durante a III Semana de Ensino do Teatro, na UNIRIO.

QUINTO ATO

2012 foi um ano particularmente marcante para o coletivo. O grupo participou com Flor de Macambira dos principais eventos internacionais das artes cênicas do Brasil, a exemplo do Janeiro de Grandes Espetáculos / PE, do Cena Brasil Internacional / RJ e do FIT Rio Preto / SP, circulando por todo o país. O SerTão também participou de eventos nacionais, como o Festival de Teatro de Vitória / ES, o Festival Recife de Teatro Nacional / PE e o EnTraR / RJ, importante encontro de teatro de rua. Com a remontagem de Farsa da Boa Preguiça – contando com elenco exclusivo do grupo - proporcionada pelo Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa / PB, o SerTão agora possui duas peças em repertório. Outro parceiro importantíssimo para o grupo foi a Caixa Cultural, que contemplou o coletivo com a IV Mostra de Teatro de Grupo – Edição Cena Alternativa, a qual contou com as participações dos grupos Magiluth (PE) e do grupo Garajal (CE) e dos convidados Marcelo Bones e Dane de Jade. E, para fechar o ano com chave de ouro, o SerTão foi contemplados com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz









Flor de Macambira





       
inicial | o grupo| integrantes | espetáculos | trajetória | notícias | contato
webdesign